Viajar com moto: dicas de segurança

Para muitos, um estilo de vida. Para outros, economia e liberdade. Seja qual for a definição, viajar com moto é uma grande experiência e combina com os momentos mais felizes da vida.

Mas para que a viagem ocorra sem problemas e com a máxima segurança possível, é preciso que os motociclistas tomem certas precauções e cuidados nas estradas, tanto na preparação da viagem como também nas paradas e na escolha das rotas que prometem trajetos mais “curtos e econômicos”.

A Satel Intelligent preparou um especial com dicas para quem gosta de viajar com moto. Então, se esse é o seu caso, fique de olho neste artigo e veja como é possível investir em segurança com o uso da tecnologia!

Cuidados com a viagem de moto

Viajar com moto: dicas de segurança

O motociclista está exposto a diversos riscos em viagens por estradas, rodovias e vias públicas, principalmente com relação aos roubos e furtos de motos.

Primeiro, é necessário planejar a viagem e definir as rotas principal e alternativa, além do cálculo de paradas em casos de viagens de longa duração. Caso ainda não conheça o trajeto, uma dica é utilizar o Google Maps para verificar pousadas, postos fiscais e da Polícia Rodoviária.

Outro fator importante é a consulta da previsão do tempo. Os motociclistas estão desprotegidos da chuva e dos ventos fortes, que podem dificultar a visão, a execução das curvas e o uso do freio. Portanto, evite viajar com moto em tempos nublados e interrompa a viagem caso perceba sinais de chuva.

Viajar com moto: dicas de segurança

Agora, vamos acompanhar as dicas de segurança para uma viagem de moto tranquila do início ao fim do trajeto:

  1. Revisão mecânica: é necessário checar os pneus, o nível de fluídos dos freios, de óleo no motor e de água do radiador para evitar paradas imprevistas durante a viagem. O mecânico deve ser consultado para indicar o que precisa ser trocado ou corrigido nas funcionalidades da moto.
  2. Uso de equipamentos de proteção: capacete, calças de tecido grosso, jaquetas, botas e luvas devem ser utilizados pelos motociclistas, independente da distância e da duração do trajeto.
  3. Acessórios de proteção: o uso de antenas de proteção também é indicado, já que em muitas cidades é comum as brincadeiras com pipas e o uso de cerol nas linhas.
  4. Bagagem: leve apenas a quantidade necessária de roupas e objetos no bagageiro e coloque-os em malas ou sacolas antes de fixá-los na parte traseira da moto.
  5. Lanterna: leve sempre uma lanterna e peças que possam ser úteis para casos de problemas mecânicos, como fusíveis e chaves.

Rastreador para moto: vale a pena?

O uso do rastreador para moto da Satel Intelligent é uma excelente opção para quem gosta de viajar de moto, pois o sistema registra os trajetos e disponibiliza as informações de posicionamento em relatórios úteis nos casos de roubo ou furto.

É uma alternativa que pode significar redução de custos com seguro de até 20%, bem como os recursos de botão de pânico, criação de rotas e a assistência 24 horas por dia de uma central de atendimento ágil e eficiente.

Além disso, o rastreador funciona com a tecnologia GSM/GPRS e possui cobertura em todo o território nacional!

Gostou das dicas?

Quando for viajar de moto, evite ultrapassagens, reduzira a velocidade nas curvas e opte por horários alternativos (bem no início do dia, por exemplo) na programação de seus passeios.

No blog da Satel Intelligent você confere outras dicas e informações fundamentais para que as suas viagens de moto sejam sempre seguras .

Saiba mais sobre este assunto clicando aqui e conheça nosso sistema de rastreamento para motos!

0 comentários

Deixe um comentário

Os campos com * são obrigatórios