Saiba o que fazer quando abastecer o carro com combustível errado

Esta pode até parecer uma hipótese improvável para motoristas de longa data, porém, errar no abastecimento do veículo é algo que ocorre em diversas situações e que pode trazer sérios riscos ao bom funcionamento do automóvel.

Pessoas que compartilham o mesmo veículo (casais, por exemplo) podem se distrair neste tipo de ação, principalmente quando o carro é novo. Além disso, quem costuma alugar automóveis também está sujeito ao mesmo engano, pois a maioria “vai no automático” na hora de abastecer.

Pensando nisso, a Satel Intelligent preparou este especial com dicas para você agir corretamente caso abasteça o veículo que estiver utilizando com combustível errado.

Basta acompanhar o artigo até o fim e ficar de olho no funcionamento do carro nas semanas seguintes para identificar a necessidade de manutenção no motor.

Combustível errado

Saiba o que fazer quando abastecer o carro com combustível errado

Muitas pessoas acreditam que carros movidos a gasolina podem rodar com álcool e isso não é verdade.

Como exite álcool na composição da gasolina, boa parcela dos condutores avaliam que não faz mal utilizá-lo em substituição ao combustível primário, porém, é necessário entender que o álcool que está na gasolina é anidro, ou seja, sem água, ao passo que o outro é hidratado.

A troca constante entre esses dois combustíveis danifica as peças ligadas ao motor e em pouco tempo o motorista sentirá o baixo desempenho do veículo nas saídas e subidas.

O mesmo ocorre na troca da gasolina pelo diesel, que vai exigir mais força do motor e reduzirá o seu potencial durante as viagens. Assim, o condutor correrá sérios riscos de ficar parado na estrada pela falta de combustível, algo muito perigoso em vias de grande fluxo de carros.

Combustível errado – o que fazer?

Na há motivos para grandes preocupações no primeiro abastecimento com combustível errado, porém, é necessário prevenir a ocorrência deste tipo de situação para que o motor não seja diretamente prejudicado e tenha sua capacidade de funcionamento reduzida.

Porém, se o tanque ainda estiver com reservas do combustível errado será necessário solicitar os serviços de um mecânico para o esvaziamento do depósito, que precisa estar seco para ser abastecido novamente.

Não tente retirar o combustível por meio de métodos improvisados de sucção, pois é preciso seguir o procedimento específico que somente um profissional automobilístico pode realizar.

Gasolina adulterada

Outra preocupação na hora de abastecer é a compra de gasolina adulterada, algo que infelizmente demanda cada vez mais atenção dos motoristas de todo o país.

Este tipo de combustível reduz a potência do motor, corrói as peças do veículo e prejudica todas as funções mecânicas do veículo, sendo facilmente identifica pelos “trancos” nas partidas e pelas falhas no escapamento, além dos barulhos incomuns enquanto o carro está em movimento.

Cuidados

A principal dica para evitar ambos os problemas (combustível errado e gasolina adulterada) está relacionada à escolha do posto de abastecimento.

Dê preferência para redes nas quais você costuma abastecer e desconfie de preços muito abaixo da média nacional, que é estabelecida pela Petrobras e pelo Governo.

Clicando aqui você confere os preços dos combustíveis na sua cidade e pode identificar os locais mais indicados para o abastecimento veicular.

Outra recomendação importante: sempre que possível, acompanhe o serviço e verique se o frentista está colocando o combustível correto em seu automóvel.

Confira outros cuidados ao abastecer o seu carro em nosso blog e não deixe de acompanhar as postagens da Satel Intelligent contendo as novidades do mercado automobilístico e as melhores soluções que trarão mais segurança, comodidade e redução de custos nos processos de gestão de frotas e monitoramento de veículos da sua empresa.

Até a próxima!

0 comentários

Deixe um comentário

Os campos com * são obrigatórios